poupança energética

5 dicas para garantir poupança energética


APRENDA 5 FORMAS DE GARANTIR POUPANÇA ENERGÉTICA SEM POUPAR NO CONFORTO

Poupar na fatura de eletricidade já não precisa de ser algo que afete o nosso conforto ou qualidade de vida. Neste artigo desvendamos 5 formas de assegurar poupança energética que o tornam mais amigo do ambiente, mantendo o conforto máximo do seu lar e aproveitando para poupar alguns euros nas faturas no final do mês.

1. PREOCUPE-SE COM O ISOLAMENTO TÉRMICO DA SUA CASA

Quando se fala de poupança energética, o isolamento térmico da sua habitação revela-se uma caraterística fundamental. Quando escolhe os materiais certos para o isolamento da sua casa beneficiará não só de uma maior sensação de conforto como também da redução de perdas e ganhos de calor. Isso, naturalmente, traduzir-se-á em poupança energética. O isolamento nas paredes interiores e exteriores é fundamental, mas deve preocupar-se também com os materiais utilizados em toda a caixilharia da sua casa, como as portas de entrada e janelas.

2. ATENTE NA CLASSIFICAÇÃO ENERGÉTICA DOS SEUS ELETRODOMÉSTICOS

O investimento inicial pode ser mais alto, no entanto a longo prazo pode ter a certeza que lhe vai compensar. Escolha eletrodomésticos que tenham na etiqueta de classificação energética a designação A, A+, A++ ou A+++.

3. PROGRAME OS ELETRODOMÉSTICOS PARA FUNCIONAREM NAS HORAS EM QUE O CONSUMO É MAIS BARATO

A alteração da sua tarifa de consumo de eletricidade pode também ser uma ótima estratégia para economizar alguns euros no final do mês. Ao invés de ter uma tarifa simples em que os consumos são idênticos em todas os períodos do dia, optar por uma tarifa bi-horária pode ser uma boa solução se utilizada corretamente e com algum rigor. Opte por utilizar máquinas de lavar, secar e outras que têm consumos elevados durante a noite que é quando a tarifa é mais económica.

4. HABITUE-SE A DESLIGAR AS TOMADAS DOS APARELHOS QUE NÃO NECESSITA

Sabia que quando desliga aparelhos eletrónicos através de comandos remotos, estes não ficam totalmente inativos e continuam a consumir energia? Se não forem desligados nas tomadas de alimentação os aparelhos eletrónicos ficam no chamado “modo de espera”, aguardando que sejam ligados pelo comando novamente, o que se traduz em perdas energéticas. Portanto, se pretende alcançar a eficiência energética deve passar a desligar os aparelhos eletrónicos na tomada de energia.

5. INSTALE EQUIPAMENTOS QUE MONITORIZEM OS CONSUMOS ENERGÉTICOS

A instalação de aparelhos que monitorizam e medem os seus consumos energéticos (smart meters) também pode contribuir no seu desafio de poupar mais energia. Isso pode ajudá-lo a perceber de que forma os diferentes aparelhos que possui estão a consumir energia e de que forma pode adaptar a sua utilização. Pode também ajudá-lo a perceber que eletrodomésticos precisa substituir tendo em conta os consumos mais elevados.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *