T8UhcFWJLthyfBzQoqs-zETcVZAyNbxNtPh6yysyivg

Produtos em Alumínio – 7 razões para escolher este material

O alumínio é um dos materiais mais utilizados no mundo e pode-se dizer que muito tem crescido a fama deste metal. No entanto, há ainda quem não saiba quais são as verdadeiras vantagens da utilização deste material e porque é diferente de outros como ferro, inox, aço ou madeira.

Conheça 7 razões pelas quais deve optar por produtos em alumínio em sua casa.

1. Anti-corrosão

Um dos grandes problemas de vários metais é a corrosão. A corrosão pode ser definida como a destruição gradativa dos metais. Este fenômeno acontece no ferro, como podemos ver na imagem ao lado, causando a chamada ferrugem, que resulta da intervenção de agentes oxidantes como o ar ou água. 
No entanto, quando o alumínio é bem tratado na sua superfície, nomeadamente na lacagem, ao contrário do ferro, não sofre do problema da corrosão. Mesmo que tenha materiais em alumínio expostos ao ar livre em zonas costeiras, este metal não sofrerá alterações no que toca à corrosão marítima.

2. Resistência

No que toca à resistência os produtos em alumínio têm um rácio peso/resistência muito mais favorável do que outros materiais como o aço ou ferro.

3. Durabilidade

Por não ser afetado pela corrosão e ser um material bastante resistente, o tempo de durabilidade dos produtos em alumínio é muito superior à durabilidade dos outros metais. Esta é umas das principais caraterísticas que tornam os produtos em alumínio na opção mais inteligente a longo prazo. 

4. 100% reciclável

Mesmo após terem sido produzidos para um determinado fim, os produtos em alumínio podem ainda ter uma nova vida após o seu uso inicial através de um processo de derretimento.
Este processo além dos benefícios econômicos ajuda também a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários e reduz o impacto das indústrias no meio ambiente.

5. Beleza e modernidade

O alumínio é um metal com uma elevada diversidade de utilizações. Por ser um material resistente, leve e com um aspeto muito agradável quando bem tratado na sua superfície é utilizado até mesmo para acabamento de produtos electrónicos de alta gama.

6. Leveza

A densidade dos produtos em alumínio é muito baixa, o que significa que uma porção grande de alumínio pesa relativamente pouco, quando comparado com outros metais em que é densidade é muito maior, como o ferro por exemplo. Portanto, a mesma porção de ferro e alumínio tem pesos diferentes, sendo o alumínio muito mais leve. 

7. Isolamento térmico e acústico

Uma das caraterísticas mais importantes do alumínio, principalmente no que toca à construção civil é o facto de este material garantir isolamento térmico e acústico. Além do conforto que confere, ajuda o ambiente e permite-lhe reduzir as perdas de energia que se transformam em poupança económica.